Projeto:
Ler para gostar
Professora responsável: Cátia Silveira
Público alvo: Alunos do 5º ano
Justificativa:
A leitura é um
instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo
exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o
desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o
contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é obrigação da escola
desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de
compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a
formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e
interação na sociedade.
Elizabeth Baldi
diz que:
“ É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar
leituras com eles e oferecer-lhes experiências de fruição para que descubram os
encantos da literatura como como uma forma de arte que possibilita conhecer
melhor a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se tornem pessoas
mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.” (p. 8, 2009)
Nas séries
iniciais o pensamento mágico está presente e a literatura infantil tem o poder
de povoar o imaginário infantil.
A escola
deve tem como objetivo formar cidadãos críticos, com opiniões próprias e força
de caráter. Isso, em grande parte, se dá com a leitura. Sua prática traz
consequências maravilhosas, os conhecimentos de mundo se ampliam
prazerosamente, e não ocorrem por imposição. Através da leitura o aluno pode
desvendar a existência ao seu redor, e, ao romper seu horizonte de
expectativas, amplia seu universo de entendimento.
Objetivo:
Este projeto busca oferecer situações que possam
despertar nos alunos o prazer e o interesse pela leitura, bem como ampliar as
suas habilidades e competências, a fim de que aperfeiçoem sua compreensão
leitora, bem como a fluência e a expressividade.
Metodologia:
A leitura de livros de literatura infantil, poesias,
revistas, jornais, será uma prática desenvolvida durante todo o ano letivo.
Serão dois momentos diferenciados:
·
Leitura individual nos vinte
minutos iniciais da aula;
·
Leitura compartilhada feita
pela professora após o recreio de um autor renomado.
Além disso, será proporcionado o acesso de livros de literatura
dos autores presentes na Feira do livro do município e encontro com autora da
história “As aventuras do Papa-terra”, Ana Paula Teixeira.
Os alunos apresentarão três atividades de roda literária, sendo
uma de poesia e duas de obras escolhidas pelo aluno com a orientação da
professora.
Uma vez por semana a hora da leitura será feita na biblioteca da
escola e farão a retirada de livros para ler em casa.
Faremos a visitação a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto
Alegre, no dia 02 de junho de 2012.
Avaliação:
Eventualmente
faz-se uma discussão sobre as obras lidas, provocando a fala dos alunos, sem
fazer apontamentos diretos sobre quem leu ou não. Com isso, tem-se o intuito de
socializar as histórias lidas, oferecendo uma situação que desperte o interesse
por outras leituras e que ainda possa atrair quem não leu.
A avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva, de modo a
verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do aluno no
cumprimento das atividades, leituras e discussões.
Títulos para
leitura compartilhada:
Adivinha o
quanto eu te amo;
Chapeuzinho
Amarelo;
O Pequeno
Príncipe;
As Aventuras
do Papa-terra;
O fazedor de
balões;
As minhocas
também amam e mamam;
Meu amigo é
diferente;
Os estranhos
amigos de Malu;
As aventuras
do avião vermelho;
Os três
porquinhos pobres;
Pé-de-pilão;
Um quero-quero
me contou;
Marieta em:
coração de enamorado;
Bruxa Merreca
e bruxa Zamia: viajando pelo Brasil;
Chapeuzinho de
Natal.
REFERÊNCIA
BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009.
REFERÊNCIA
BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário