domingo, 11 de novembro de 2012


Projeto: Ler para gostar

Professora responsável: Cátia Silveira
Público alvo: Alunos do 5º ano
Justificativa:
             A leitura é um instrumento valioso para a apropriação de conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ela amplia e aprimora o vocabulário e contribui para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, pois possibilita o contato com diferentes ideias e experiências. Assim, é obrigação da escola desenvolver o gosto e o prazer pela leitura, tornando os estudantes capazes de compreender diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, de modo a formar leitores competentes e autônomos, contribuindo para a sua inclusão e interação na sociedade.
            Elizabeth Baldi diz que:
“ É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências de fruição para que descubram os encantos da literatura como como uma forma de arte que possibilita conhecer melhor a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.” (p. 8, 2009)
            Nas séries iniciais o pensamento mágico está presente e a literatura infantil tem o poder de povoar o imaginário infantil.
            A escola deve tem como objetivo formar cidadãos críticos, com opiniões próprias e força de caráter. Isso, em grande parte, se dá com a leitura. Sua prática traz consequências maravilhosas, os conhecimentos de mundo se ampliam prazerosamente, e não ocorrem por imposição. Através da leitura o aluno pode desvendar a existência ao seu redor, e, ao romper seu horizonte de expectativas, amplia seu universo de entendimento.

Objetivo:
            Este projeto busca oferecer situações que possam despertar nos alunos o prazer e o interesse pela leitura, bem como ampliar as suas habilidades e competências, a fim de que aperfeiçoem sua compreensão leitora, bem como a fluência e a expressividade.

Metodologia:
            A leitura de livros de literatura infantil, poesias, revistas, jornais, será uma prática desenvolvida durante todo o ano letivo.
            Serão dois momentos diferenciados:
·         Leitura individual nos vinte minutos iniciais da aula;
·         Leitura compartilhada feita pela professora após o recreio de um autor renomado.
Além disso, será proporcionado o acesso de livros de literatura dos autores presentes na Feira do livro do município e encontro com autora da história “As aventuras do Papa-terra”, Ana Paula Teixeira.
Os alunos apresentarão três atividades de roda literária, sendo uma de poesia e duas de obras escolhidas pelo aluno com a orientação da professora.
Uma vez por semana a hora da leitura será feita na biblioteca da escola e farão a retirada de livros para ler em casa.
Faremos a visitação a Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre,  no dia 02 de junho de 2012.


Avaliação:
Eventualmente faz-se uma discussão sobre as obras lidas, provocando a fala dos alunos, sem fazer apontamentos diretos sobre quem leu ou não. Com isso, tem-se o intuito de socializar as histórias lidas, oferecendo uma situação que desperte o interesse por outras leituras e que ainda possa atrair quem não leu.
A avaliação ocorrerá de forma processual e progressiva, de modo a verificar o desempenho, a participação, o interesse e a aplicação do aluno no cumprimento das atividades, leituras e discussões.

Títulos para leitura compartilhada:
Adivinha o quanto eu te amo;
Chapeuzinho Amarelo;
O Pequeno Príncipe;
As Aventuras do Papa-terra;
O fazedor de balões;
As minhocas também amam e mamam;
Meu amigo é diferente;
Os estranhos amigos de Malu;
As aventuras do avião vermelho;
Os três porquinhos pobres;
Pé-de-pilão;
Um quero-quero me contou;
Marieta em: coração de enamorado;
Bruxa Merreca e bruxa Zamia: viajando pelo Brasil;
Chapeuzinho de Natal.


REFERÊNCIA
BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009. 

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