O Menino Marrom
Era uma vez um menino marrom. Ele era um menino muito
bonito. Sua pele era cor de chocolate. Chocolate puro, não aqueles misturado
com leite (não gosto de chocolate, daí achar a cor do chocolate puro muito
bonita).
Os olhos dele eram muito vivos, grandes. As bolinhas dos
olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas. Aliás, pretinhas não. Jabuticabas
não são pretas. Para falar a verdade, tem muito pouca coisa realmente preta na
natureza.
Se você for examinar bem a jabuticaba, vai descobrir que
ela é roxa-muito-preta.(...)
O menino marrom tinha os dentes claros, certinhos,
certinhos. Pareciam as teclas de um piano. (…)
Quando o menino ria, era aquela luz no meio do seu rosto
marrom.(...)
Os
cabelos eram enroladinhos e fofos. Pareciam uma esponja. Logo depois do banho,
quando seus cabelos secavam, era um prazer ficar fazendo assim, com os dedos em
ganchos afofando a cabecinha do menino marrom.
Falta descrever as bochechas do menino marrom, seu
queixinho pontudo, sua testa alta, bem redonda, tudo harmoniosamente organizado
no seu rosto. E, finalmente, falta descrever seu nariz. Nariz de menino marrom
nunca é pontudo. Ele cresce mais para os lados do que para a frente. O do
menino marrom era feito de três bolinhas surgidas assim, de repente, no meio do
rosto. Uma bolinha maiorzinha no meio e duas menorzinhas, uma de cada lado, em
volta das narinas. Um desenho perfeito. (…)
Autor: Ziraldo Livro: O
Menino Marrom Editora: Melhoramentos
1) Marque um X na resposta correta:
( ) O texto é um anúncio de jornal sobre o menino
marrom.
( ) O texto é uma descrição aonde descreve o
menino marrom.
( ) O texto é um bilhete do menino marrom
2) Qual é o título do
texto?Resposta:________________________________________________________________
3)
Como o autor descreve a cor da pele do menino marrom?
Resposta:
____________________________________________________________________
4)
Marque um X na descrição correta dos olhos do menino marrom.
( ) Os olhos dele eram enormes e pareciam com
duas bolinhas azuis.
( ) Os olhos dele eram muito tristes. Vivia cheio
de lágrimas.
( ) Os olhos dele eram muito vivos, grandes. As
bolinhas dos olhos pareciam duas jabuticabas: pretinhas.
5) Qual o autor do
texto, nome do livro e a editora que publicou o livro?
Resposta:
____________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________
6) Relacione
a 1ª coluna de acordo com a descrição que consta na 2ª coluna:
( 1 ) O menino marrom
|
(
) Pareciam teclas de um piano
|
( 2 ) Sua pele
|
(
) Eram enroladinhos e fofos
|
( 3 ) Os olhos
|
(
) Cor de chocolate puro.
|
( 4 ) Dentes claros,
certinhos
|
(
) Ele era um menino muito bonito.
|
( 5 ) Os cabelos
|
(
) Pareciam duas jabuticabas.
|
( 6 ) Nariz
|
(
) Alta, bem redonda
|
( 7 ) Queixinho
|
(
) Pontudo
|
( 8 ) Testa
|
(
) Uma bolinha maiorzinha no meio e duas
menorzinhas, uma de cada lado, em volta das narinas.
|
7) Ordene as sílabas e escreva as palavras:
ba – ca – ti –
bu – já ______________________ la – en – di – ro – nhos ___________________
ca – ci – be –
nha _________________________
quei
– nho – xi __________________________
zi – or – mai
– nha ________________________
nha
– zi – me – nor_______________________
8) Reescreva a frase com as palavras sublinhadas nos
diminutivo:
a) A flor
do jardim é cheirosa.
_____________________________________________________________________________
b) A menina
chegou com seu chapéu enfeitado.
_____________________________________________________________________________
c) A bicicleta do meu irmão
é nova.
_____________________________________________________________________________
9) Leia com atenção a história abaixo:
Paulinho ficou tão feliz com a
camiseta que saiu gritando:
__ Ganhei uma camiseta do Zé Gotinha!
Um amigo lhe perguntou:
__ Será que posso ganhar também?
Paulinho respondeu:
__ Claro! Diga que é meu amigo!
- Marque um X na resposta correta:a ou
a) O sinal utilizado para indicar uma
admiração ou um espanto:
(
) __ ( ) . (
) : ( ) ?
( ) !
b) O sinal utilizado para iniciar a
fala do personagem:
(
) __ ( ) . (
) : ( ) ?
( ) !
c) O sinal utilizado para indicar uma
pergunta:
(
) __ ( ) . (
) : ( ) ?
( ) !
Tenho essa atividade em meus arquivos desde 2007. Já não lembro se recebi pronta ou se criamos na escola em unidocência. Se você for o autor, indique sua autoria.
Adorei as atividades. Estou trabalhando o livro com meus alunos e a partir das suas tive muitas outras idéias. obrigado
ResponderExcluirObrigada por postar esta atividade. Foi muito útil.
ResponderExcluirMuito bom esse livro,eu adorei essas atividades 😍
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir